Figura Humana I

Exercicios Complementares
Anamorfose

Conceito
Etimologicamente anamorfose significa "formado de novo". A definição do dicionário Houaiss, muito precisa, diz: "representação de figura (objeto, cena etc.) de maneira que, quando observada frontalmente, parece distorcida ou mesmo irreconhecível, tornando-se legível quando vista de um determinado ângulo, a certa distância, ou ainda com o uso de lentes especiais ou de um espelho curvo"

Instruções
Faça o download e imprima os arquivos abaixo. Transfira a imagem, quadrado por quadrado, da grade original para a grade distorcida. A transferência pode ser particularmente difícil em alguns casos, então recomenda-se a subdivisão dos quadrados. Em geral, um fazer um X que une os cantos do quadrado proporciona uma boa maneira de acompanhar a imagem na sua passagem da forma correta para a distorcida, incluindo o cálculo (nesse caso desnecessário) de onde ficaria o meio do quadrado. Veja a imagem a baixo:

Anamorfose

Porque é importante
A anamorfose é uma forma complementar de entendermos a perspectiva, pois parte dos mesmos princípios (representação formada pela intercecção do cone visual). O exercício pode ajudar neste entendimento assim como o trabalho com a grade pode tornar mais elaborada nossa percepção das proporções e localização espacial e orientação dos elementos de representação (linhas, formas, objetos representados)

Arquivos para baixar e imprimir
A seguir temos 2 arquivos em .pdf, um com o plano de uma anamorfose cilíndrica e outra de anamorfose lateral. O exercício póde ser executado nesta mesma folha (de tamanho A4) ou ampliado para projetos maiores.

 

Ampliação e redução com grade flecha

Plano para anamorfose cilíndrica
Clique na imagem (ou aqui) para baixar.

Distorções flecha

Plano para anamorfose lateral
Clique na imagem (ou aqui) para baixar.

 

Outras imagens
A seguir, temos uma seleção de imagens dos casos mais conhecidos do uso da anamorfose por artistas desde o Renascimento até os dias de hoje. Hoje alguns "artistas de rua", brinquedos infantis e arte aplicada (notadamente xícaras e pires), sinais de trânsito e até propagandas em estádios de futebol também fazem parte deste repertório.

No Brasil, a artista Regina Silveira faz amplo uso da anamorfose na simulação de sombras de objetos inexistentes..

Holbein

Holbein

Anamorfose

Anamorfose

Anamorfose

Anamorfose

Anamorfose

Regina Silveira

Anamorfose

Anamorfose

Anamorfose

Anamorfose

Anamorfose

Anamorfose

Anamorfose

Futebol

 

 

Veja mais
Alguns links relacionados, um pouco de teoria, etc.

Art of Anamorphosis